O seu site é como uma planta. Se deseja que ele floresça precisa de cuidar dele. Se deixar de cuidar dele, eventualmente ele irá "definhar".
Seguem algumas tarefas que pode fazer para ajudar o seu site a continuar "saudável" e a "crescer".
Estas são tarefas para garantir que partes críticas do seu site continuam a funcionar sem problemas.
Quando cria conteúdo para o seu site, você insere, nesse conteúdo, links para outros websites e outras páginas no seu site. Esses links não só ajudam os visitantes do seu site, mas também ajudam os motores de pesquisa a indexar essas páginas.
Uma vez que isso é vital para o seu negócio, é bom verificar os links no seu site semanalmente. Poderá usar uma ferramenta como a Google Search Console para ajudá-lo a localizar links partidos no seu site. Uma vez identificados os links partidos, poderá corrigi-los por:
Caso use um CMS como WordPress ou outro construtor de sites, mantenha o software em si e quaisquer plugins atualizados.
Uma vez tenha feito a atualização, verifique se o site ainda está a funcionar corretamente.
Os formulários são um componente vital do seu site, pois eles ajudam a captar clientes para o seu negócio. Por isso, verifique semanalmente os formulários para garantir que estão a funcionar.
Insira informação nos formulários e teste para ver se consegue completar o processo, inserindo toda a informação nos campos e submetendo o mesmo.
Poderá usar uma ferramenta como a Google Analytics para obter uma visão da performance do site. Verifique as págins mais importantes, como as páginas de produtos, páginas de serviços, e páginas de contactos.
As seguintes são algumas coisas a prestar atenção ao analisar as métricas do seu site:
Para página com altas taxas de rejeição ou um declínio no desempenho de conversões, precisará analisar a página para determinar o que está a causar a rejeição ou a não conversão por parte dos visitantes.
Caso existam picos incomuns de trafégo numa página, procure a causa para esses picos e se é algo que pode aproveitar para aumentar o tráfego no seu site.
O tempo de carregamento é vital para o desempenho do seu site porque os utilizadores não querem esperar por sites lentos.
Poderá usar uma ferramenta como Google PageSpeed Insights para verificar o tempo de carregamento do seu site.
Se o seu site não estiver a carregar depressa, poderá ver as sugestões que a ferramenta oferece para melhoria.
Se possui um site de comércio electrónico, analize o processo de checkout para garantir que esteja a fornecer uma experiência perfeita para o cliente.
Siga através do processo de checkout e veja se consegue completar a compra. Tome nota de quaisquer dificuldades ou problemas quando está a tentar fazer o checkout. Se encontrar pontos de frustração no processo, é provável que os seus visitantes também fiquem frustrados com eles.
Por fazer esta verificação poderá garantir que fornece uma experiência de compra boa e que melhora continuamente a experiência dos seus clientes.
Analize a usabilidade do seu site para garantir que está a oferecer a melhor experiência para o seu público.
Olhe para aspetos como:
O contéudo do site desempenha um papel fundamental em ajudar a manter as pessoas engajadas e a comprar os seus produtos. À medida que o tempo passa, poderá constatar que algum do conteúdo já está desatualizado. Sejam páginas de serviços, descrições de produtos, ou outras, deverá garantir que está a prover a informação mais exacta possível.
Alguns browser são atualizados frequentemente. Às vezes, essas atualizações podem afetar a forma como os utilizadores vêem o seu site.
Teste em diferentes browsers para garantir que está a fornecer uma experiência positiva ao seu público.